9.5.09

UJS vence eleições para DCE da Universidade de Passo Fundo, no RS

Após mais de 10 anos nas mãos de representantes da direita conservadora, finalmente o Diretório Central de Estudantes (DCE), da Universidade de Passo Fundo – RS, volta a ser comandando por integrantes do movimento estudantil ligado a UJS (União da Juventude Socialista).

Após 20 dias de uma acirrada campanha eleitoral, que colocou frente a frente o conservadorismo da chapa da situação e a coragem de mudança da chapa 2, de oposição, encabeçada por Antônio Antunes, do curso de Educação Física, a eleição do último dia 7 de maio teve um resultado avassalador para os representantes da juventude socialista.

Com uma diferença de 737 votos, a chapa 2 “Saudações a quem tem coragem”, conquistou essa importante vitória, que vinha sendo almejada nos últimos 10 anos. A última vez que a UJS esteve à frente do DCE da UPF foi em 1999, quando o atual vereador do PCdoB, Juliano Roso, foi Secretário de Cultura da instituição.

Mateus Fiorentini, vice-presidente sul da UNE e acadêmico de História da UFRGS, lembra que as eleições realizadas nos últimos anos sempre foram marcadas por fraudes. Passado este período fraudulento, o DCE acabou caindo nas mãos dos representantes da direita.

“Desta vez foi diferente, pois conseguimos mostrar aos mais de 20 mil alunos da UPF, distribuídos em sete campi, que o movimento estudantil ligado a UJS sempre foi atuante e com bons projetos voltados para o aluno”, destaca Fiorentini. Por ser integrante da UNE e há anos participando do movimento estudantil, Mateus Fiorentini destaca que o DCE da UPF é estratégico no estado, pois a arrecadação é grande e o mesmo representa uma expressiva parcela de estudantes universitários do Rio Grande do Sul. Além do campus central em Passo Fundo, a UPF possui campus em Lagoa Vermelha, Casca, Sarandi, Carazinho, Palmeira das Missões e Soledade.

A UJS, com essa vitória em Passo Fundo poderá agora colocar em prática o debate em defesa da qualidade do ensino. Uma das preocupações dos alunos é a crise que passa as universidades comunitárias, isso, por conta da criação de cursos privados que oferecem mensalidades baratas, provocando quedas acentuadas no número de alunos, como é o caso da UPF. Agora o DCE ganha força, pois será composto por pessoas que defendem de fato universidades comunitárias com mais participação e mensalidades acessíveis.

Bibiana Sanches, acadêmica de Pedagogia e integrante da chapa, afirma que a partir de agora será possível, de fato, defender a pluralidade de opiniões e pensamentos que existem na UPF, o que não vinha ocorrendo. Antônio Carlos Antunes, que assume a presidência do DCE em junho, comentou que essa foi à vitória da coragem. “Integrantes da chapa, bem como os alunos que apostaram nela, tiveram a coragem de mudar e manifestar-se contra um pensamos retrógrado que vinha predominando no DCE da UPF até então”.

O novo DCE será composto pelos seguintes estudantes:

Presidente – Antônio Carlos Antunes – Ed.. Física
Vice-Presidente – Ricardo Piaia – Odontologia
1 Secretário – Everton da Silva – Ed. Física
2 Secretário – Lizbeth Kossman – Filosofia
Tesoureiro – Bibiana Sanches – Pedagogia
Sec. Cultural – Paulo Frigheto – Direito
Sec. Esportes – Daniel Ghelen – Ed. Física
Sec. Imprensa – André Vieira – Jornalismo
Sec. Assistência Estudantil – Felipe Engers – Administração
Sec. Coordenação Acadêmica – Cristina Fávero – Fisioterapia
Sec. Pesquisa – Thales Pereira – Serviço Social
Sec. Extensão – Moisés Blume – Medicina Veterinária
Sec. Social – Guilherme Santos –
Sec. Meio Ambiente – Heberton dos Santos
Sec. Geral dos Campi – Adriano de Oliveira
Campus Lagoa Vermelha – Antônio de Lima
Campus Casca – Máura Colet
Campus Sarandi – Valter Manfro Júnior
Campus Carazinho – Jean de Souza
Campus Palmeira das Missões – Loeci Portes
Campus Soledade – Valdemar Heckmann

Fonte: Vermelho-RS

Nenhum comentário: