27.5.09

Ocidente em polvorosa contra teste nuclear da Coreia


O Comitê de Relações Culturais com o Estrangeiro da República Popular Democratica da Coreia publicou nesta segunda-feira uma nota a respeito do segundo teste nuclear subterrâneo realizado pelo governo do país no último fim de semana.

Segundo Alejandro Cao de Benós de Les y Pérez, delegado especial do Comitê, ''as resoluções do Conselho de Segurança da ONU não importam em absoluto à RPD da Coreia, que considera tais estamentos uma desculpa das superpotências. As potências ocidentais, como Estados Unidos e União Europeia, protestaram contra o teste realizado por Pyongyang.

O Pacto Militar do Atlântico Norte (Otan), instituição imperialista que congrega as nações como maior número de ogivas nucleares do planeta, afirmou raivosamente que a ação da RPDC foi "irresponsável".

O ministro do Exterior russo, Sergei Lavrov, afirmou que o país está "preocupado" e que os testes são "um golpe nos esforços de não proliferação". Na China, o ministério do Exterior disse em um comunicado que "o governo chinês é contra, de forma resoluta, o teste nuclear da RPD da Coreia".

Leia abaixo a íntegra da nota, reproduzida a partir do original no site Kaos en la Red.

Nenhum comentário: