28.5.09

João Amazonas - um grande revolucionário brasileiro

Vídeos inéditos na internet contam trajetória de João Amazonas

Quando João Amazonas morreu, deixou para trás um belo e honroso legado de lutas em prol do povo brasileiro. Nascido em 1º de janeiro de 1912, em Belém, filho de um padeiro e uma doméstica, o operário, filho autêntico do povo brasileiro, foi um dos maiores nomes que o país teve na luta contra o atraso, pela justiça social e pelo socialismo. Nestes dois vídeos inéditos na internet, um pouco dessa história é contada.Os vídeos foram feitos em dois momentos distintos.

O primeiro, foi uma homenagem do PCdoB ao dirigente, feito logo após sua morte. O segundo retrata o momento de seu último pedido: que suas cinzas repousassem sobre as terras da região do Araguaia, onde a guerrilha foi dizimada pela ditadura militar.

“A trajetória teórica e política de João Amazonas foi fundamental para o PCdoB se desvencilhar do revisionismo e poder seguir adiante seu caminho, mantendo seu nome e seu programa”, disse Pedro de Oliveira, assessor de comunicação e um dos responsáveis pela realização dos vídeos quando ocupava a secretaria de Comunicação do PCdoB. “Com sua ajuda, o partido pôde enfrentar e vencer a batalha ideológica advinda da queda da União Soviética e do campo socialista do Leste Europeu.

O partido chega agora ao seu 12º Congresso como resultado do florescimento de suas próprias ideias e o aumento de sua força política, vitória que está diretamente ligada ao legado de Amazonas”, completou. Nos vídeos, depoimentos variados procuram dar a dimensão da importância de Amazonas. Um deles é o do hoje presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apoiado pelo PCdoB e por Amazonas desde 1989.

Ele destaca a “coerência, combatividade e compromisso de Amazonas com os excluídos da sociedade brasileira”.“Desde que entrei no PCdoB, não pensei em outra coisa que não fosse o partido”, declarou o próprio Amazonas.

O Partido Vivo publica os vídeos em sua homenagem pela passagem dos sete anos de sua morte dia 27 de maio de 2002.

Nenhum comentário: