9.4.09

Decisões judiciais limitam liberdade de expressão de jornalistas do O Povo e Diário do Nordeste


Quinta-feira, 9 de Abril de 2009

Interditos proibitórios impedem piquetes em frente aos dois maiores jornais do EstadoO Sindicato dos Jornalistas está impedido de realizar piquetes em frente aos dois maiores jornais do Ceará.
A pedido do O Povo e do Diário do Nordeste, a Justiça do Trabalho expediu três interditos proibitórios contra o Sindicato dos Jornalistas. “Os interditos proibitórios limitam drasticamente a liberdade de expressão dos profissionais”, lamenta a secretária-geral do Sindicato, Cristiane Bonfim. Em caso de descumprimento das decisões, a Justiça estabelece multa diária de R$ 10.000,00, valor solicitado pelas empresas.

Jornalistas e gráficos deliberaram pela greve no último dia 18 de março, após impasse nas negociações da campanha salarial no setor de impresso. Os jornalistas estão há sete meses em campanha salarial, os gráficos estão há cinco meses. Para jornalistas, os patrões oferecem 0% de ganho real; para os gráficos, eles querem dar apenas 0,5%. As duas categorias reivindicam 1,02%, o que representa apenas R$ 12,59 a mais para os jornalistas que ganham o piso salarial.

Nenhum comentário: