7.1.09

Mostra de música da Bienal homenageia os Novos Baianos
O grupo marcou a música popular brasileira, utilizando ritmos como bossa nova, frevo, baião, choro, afoxé e rock n' roll
A coordenação da Mostra de música desta Bienal está fechando um ciclo de convidados do mais alto quilate da cultura popular brasileira. Além disso, a Mostra contará com debates e apresentações de bandas como Cordel do Fogo Encantado, entre outras atividades, que incluem shows com grupos consagrados e bandas formadas por estudantes de todo o Brasil e também da América Latina.
A referência dessa galera será o grupo Novos Baianos, homenageado da Mostra. "A escolha dos Novos Baianos se pauta pelo histórico de movimentação e produção cultural-artística no qual eles se inserem. O grupo se tornou uma referência nacional e internacional e circulou por diversos movimentos culturais-artísticos de sua época: protestos, rock, mpb, regionalista, pluralista, psicodélico, nacionalista, universalista", explica João Weber, um dos coordenadores da Mostra.
Novos BaianosOs Novos Baianos foram um exemplo lapidar de um grupo pautado na base cultural brasileira, mas com toda uma preocupação de ter um som com elementos universais. Ativo entre os anos de 69 e 79, o grupo lançou oito trabalhos que viraram marcos no contexto da música popular brasileira e até do rock brasileiro dos anos setenta.

Nenhum comentário: