18.12.08

Cúpula dos Povos: Enquanto Bush recebe sapatadas, avança a integração latino-americana
Esta semana foi repleta de agendas que reforçam a integração solidária das nações latino-americanas e caribenhas. A Bahia recebeu atividades que reuniram movimentos sociais e fóruns de presidentes dos países da região.
Em comum, as pautas mais discutidas foram os mecanismos para fortalecer a integração e as críticas à crise capitalista, iniciada nos países ricos, e às políticas imperialistas dos EUA para o sub-continente. Acompanhe entrevista com Titi Alvarez, diretora de Solidariedade Internacional da UJS, que participou das atividades. Leia mais www.ujs.org.br


Deu no NYT: EUA viram saco de pancadas em reunião no Brasil

Os líderes latino-americanos deram um novo passo distanciando-se de décadas de órbita em torno dos Estados Unidos, num encontro aqui na Costa do Sauípe, Brasil, que reuniu praticamente todos os países da América latina e Caribe, mas excluiu os EUA e a Europa. No processo de convocação dos líderes dos 31 países, o Brasil mais uma vez exibiu suas credenciais como líder incontestável da América Latina.

Por Alexei Barrionuevo, enviado especial do New York Times*

O popularíssimo presidente do país anfitrião, Luiz Inácio Lula da Silva, um aliado dos EUA, não impediu os líderes de comemorarem a inclusão de Raúl Castro, presidente de Cuba, e usarem a ocasião para atacar os EUA e a Europa por terem provocado a crise econômica mundial, que perturba igualmente esta região.
Três dias de pancadas nos EUA
"Cuba está voltando para onde sempre deveria ter estado", disse aos jornalistas Hugo Chávez, o presidente da Venezuela:. "Nós estamos completos."
Leia mais www.vermelho.org.br

Nenhum comentário: