21.11.08

21 DE NOVEMBRO DE 2008

Maior encontro internacional de comunistas começa hoje em SP

Tem início hoje, dia 21, o 10º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários. Trata-se do maior evento de nível mundial já realizado sob os cuidados do PCdoB, anfitrião desta edição de 2008. A grande maioria das delegações convidadas já se encontra em São Paulo, cidade que será palco, até domingo (23) do mais importante fórum de debates dos partidos comunistas de todo o mundo.

Ao todo, aproximadamente 70 partidos estarão presentes. O contexto mundial de crise financeira será uma das bases das discussões. Diante de mais um sinal da inviabilidade do sistema capitalista, a alternativa socialista ganha novo fôlego e torna-se essencial o ponto de vista crítico dos comunistas calcado na visão marxista. “Ao denunciar o capitalismo e a burguesia monopolista e ao chamar os trabalhadores à luta, os partidos estarão contribuindo de maneira decisiva para uma real mudança nos rumos internacionais”, avalia José Reinaldo Carvalho, secretário de Relações Internacionais do PCdoB.

Por outro lado, o encontro ganha ares renovadores especialmente por ocorrer na América Latina, palco de novas experiências progressistas e de esquerda que podem abrir caminhos concretos para a construção da via socialista. Terminado o encontro, deverão ser aprovados documentos sobre a crise, em apoio às experiências latino-americanas e um documento geral sobre o encontro. No domingo também deverá ser conhecida a indicação de qual poderá ser o país a sediar o próximo encontro, em 2010.

Nenhum comentário: