23.10.08


Vereadora comunista quer transformar a política de Ijuí (RS)


Mulher, comerciária, sindicalista, advogada . A nova vereadora de Ijuí, no Rio Grande do Sul, Rosane Simon, é uma guerreira com múltiplas faces e agora prepara-se para construir mais uma: a de vereadora. Muitos projetos a acompanham, um deles ousado: mudar o olhar sobre a política.
Rosane quer inovar a Câmara
Fruto de anos de luta ao lado de trabalhadores do comércio e das mulheres, o novo mandato comunista - que se inicia em 2009 - também tem o compromisso de dar prosseguimento ao bom trabalho desenvolvido pelo ex-vereador e ex-candidato à prefeitura da cidade, Junior Carlos Piaia. “Quero honrar o trabalho de Piaia com projetos que cuidem da cidadania do povo”, afirma.
Rosane nasceu em Augusto Pestana e mudou-se para Ijuí para estudar. Cursou Ciências Contábeis e Direito. Ex-presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí, entidade fundada em 1937, Rosane destacou-se ao ser a primeira mulher a assumir o posto. Como comerciária e dirigente sindical, foi juíza classista entre 1993 e 1999, período durante o qual conheceu com visão privilegiada a vida, os conflitos e as principais aflições dos trabalhadores.
A nova vereadora atua em vários conselhos municipais, entre eles o Conselho de Desenvolvimento de Ijuí, e integrou a Contracs (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio) à época em que o PCdoB compunha a Central Única dos Trabalhadores.


Nenhum comentário: