26.9.08

UCE realiza I Encontro Estadual do ProUni e apresenta carta ao MEC




17 de setembro de 2008


O Encontro Estadual dos Estudantes Bolsistas do ProUni reuniu duas centenas de estudantes, diversas reivindicações, sugestões, muita emoção e superação. O Encontro foi neste sábado, dia 13 de setembro, na Assembléia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis.

Clarissa Peixoto dirige o Encontro ao lado de Paula Melo, do MEC (E)

O Encontro é a etapa final de dezenas de encontros realizados nas instituições de Santa Catarina que participam do Programa. Cada reunião com os estudantes avaliou o programa, debateu os desafios, encaminhou sugestões e discutiu os problemas enfrentados por estudantes e instituições.

Vindos de todas as regiões de Santa Catarina, os alunos assistiram a palestra da representante do MEC, responsável pelo ProUni, Paula Branco de Melo. A abertura contou com muita informação acerca dos avanços que estão sendo observados a partir dos Encontros nos Estados e proposições do próprio Ministério da Educação, no momento que o ProUni completa 5 anos e já formou as primeiras turmas. No Estado, são 14 mil estudantes beneficiados com bolsas integrais e parciais.

O ProUni representa, muito mais que um simples programa de bolsas, a possibilidade de oportunizar a entrada no ensino superior aqueles que mais precisam: quem estudou em escola pública e tem renda per capta de até um salário mínimo.


A Presidente da UCE, Clarissa Peixoto, declarou que “o ProUni deve ser melhorado, ampliado e enraizado como um projeto de nação e isto se dará com o maior envolvimento dos bolsistas com o os centros acadêmicos, DCEs e a UCE”.

O momento mais emocionante do Encontro foi durante os depoimentos. Os bolsistas relataram os desafios a que foram lançados e a superação dos mesmos. Pessoas que voltaram e estudar, mesmo depois de anos longe dos estudos, sonhos que se realizam e muito esforço e dedicação.

Ao final, foi lida e aprovada a Carta de Florianópolis que publicamos integralmente a seguir:


Nenhum comentário: