3.7.08

UNE faz I Congresso de Estudantes do Prouni

Uma universidade democrática, com todas as cores e classes sociais. Foi esse o princípio defendido pelo I Congresso de Estudantes do Prouni, organizado pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e realizado na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).

O Congresso discutiu o programa Universidade Para Todos, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudo em universidades particulares para estudantes de escolas públicas. Os prounisistas formularam uma carta com reivindicações de aprimoramentos do programa, lida e entregue ao Ministro da Educação, Fernando Haddad. Também participaram da discussão o Ministro da Justiça Tarso Genro, a Presidente da UNE, Lúcia Stumpf e a universitária Tayara Maronesi.

Maronesi representou os bolsistas presentes no evento. Filha de um porteiro e uma dona de casa, falou da realização do sonho de cursar o Ensino Superior: "Sem esse projeto, talvez eu não estivesse cursando uma faculdade. O Prouni mudou a cara da universidade e tornou possível que jovens de famílias pobres possam correr atrás dos seus sonhos. Aproveitamos a oportunidade mostramos que somos capazes".

Stumpf lembrou que a reestruturação da universidade é uma luta dos estudantes há vários anos e começa a tomar forma a partir de iniciativas como o Prouni. Discutiu a necessidade de romper os muros que impedem que os jovens de escolas públicas se formem no Ensino Superior. "Queremos uma universidade do povo, com a nossa cara, que será construída a partir das nossas mãos", disse.

Nenhum comentário: