3.7.08

Fidel Castro critica viagem latino-americana de McCain

HAVANA (Reuters) - O ex-presidente cubano Fidel Casto criticou a viagem do candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, John McCain, à Colômbia e ao México e disse, em um artigo publicado nesta terça-feira, que o político dos EUA pretende enganar os latino-americanos.

McCain inicia nesta terça-feira um giro pela Colômbia e México, numa tentativa de mostrar sua capacidade em política exterior, como parte da campanha para a eleição presidencial de novembro.

"McCain, um homem que não é conhecido como devoto piedoso, pensa que rezando na Basílica de Guadalupe (no México) enganará aos católicos, protestantes, brancos, negros, índios e mestiços nos países onde a pobreza extrema cresce a dia a dia", disse Castro em um texto divulgado no site oficial Cubadebate ( www.cubadebate.cu ).

O candidato republicano se reunirá durante sua viagem com o presidente colombiano, Álvaro Uribe, e o mexicano, Felipe Calderón, com os quais falará sobre comércio, narcotráfico e imigração.

Afastado do poder desde que ficou doente há quase dois anos, Fidel descreveu McCain como o candidato dos "falcões do império" e o acusou de ter vínculos com a "máfia terrorista" de exilados cubanos em Miami.

Nenhum comentário: