3.7.08

2 de julho de 2008
Vitória dos estudantes: aprovado projeto pela eleição direta nas escolas públicas

As entidades estudantis comemoram essa vitória e acreditam ser mais um passo para melhoria da educação no país

Nesta terça-feira (1) durante a Comissão de Educação (CE) foi aprovado, em caráter terminativo, ou seja, não necessitam ir a Plenário, o PL 344 que acrescenta à Lei de Diretrizes e Bases da Educação, eleição direta para diretores de escolas públicas da educação básica. O projeto da senadora Ideli Salvatti prevê a capacitação dos candidatos ao cargo de diretor e determina que o mandato seja de dois anos, com a possibilidade de apenas uma reeleição.

"É uma conquista democrática para todas as escolas do Brasil. Com a aprovação do projeto teremos mais transparência na gestão escolar e a participação de pais, alunos, professores e funcionários na escolha", disse a senadora logo após o término da reunião.

Para o presidente da UBES, Ismael Cardoso. "essa tem sido uma bandeira da UBES, lutar pela democratização e autonomia dentro das escolas. Atualmente o movimento estudantil é coagido pelo autoritarismo dos diretores, que ainda são cargos de indicação, agora os estudantes vão poder participar desta eleição, fortalecendo assim os movimentos e consequentemente, melhorando a educação. "

"A aprovação de eleições diretas abre a escola para ser um espaço democrático, em que todas as opiniões são ouvidas. Esperamos que esse projeto seja aplicado no estado de São Paulo, uma vez que ele apresenta bastante resistência a isso.", declarou o presidente da UPES, Arthur Herculano.


Da redação
Com site Ideli Salvatti

Nenhum comentário: