24.6.08

Ivo Braga eleito presidente da ACES

O 1° congresso da ACES – Associação Cearense dos Estudantes Secundaristas aconteceu neste sábado, na escola Polivalente de Ant° Bezerra, Fortaleza. Ivo Braga, que também é vice-presidente Ceará – Rio Grande do Norte da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) foi eleito o presidente da entidade. O encontro reuniu na capital do Ceará 300 estudantes de 11 municípios de várias regiões do estado, entre eles lideranças de 7 entidades municipais e mais de 20 grêmios, além de vários diretores nacionais da UBES.

Foram credenciados 165 delegados com direito a voto na Plenária Final, deste total 124 votaram. Uma única chapa se inscreveu para a direção da ACES e foi aprovada por aclamação no fim da atividade, mostrando o clima de unidade que marcou o congresso de fundação da entidade.


Ivo Braga, presidente eleito, afirmou que a criação da ACES é um divisor de águas na história do movimento estudantil cearense, que sofreu um processo contínuo de esvaziamento nos anos 90 em cujo vácuo proliferaram as máfias de carteiras. Para ele a “ACES surge com o compromisso de resgatar a herança de lutas das entidades estaduais que em outras épocas realizaram grandes campanhas e mobilizações no nosso estado”.

Para Osvaldo Lemos, Diretor de Relações Internacionais da UBES, que esteve presente prestigiando o evento, “O nascimento da ACES contribui para o fortalecimento da rede do movimento estudantil secundarista nacional em torno da UBES”. Ele também salientou que o fato de esta ser uma entidade ampla, representativa de diversas correntes de pensamento do movimento estudantil, faz dela um instrumento forte dos estudantes na luta por educação pública, gratuita e de qualidade.

Pedro Moura, Secretário Geral da UBES falou sobre a “necessidade de unificar as entidades do movimento estudantil brasileiro em torno de um projeto nacional-desenvolvimentista soberano e que contemple as aspirações da nossa juventude”, para ele o próprio conceito de nação precisa ser repensado e os secundaristas não podem estar fora desse debate.


Leia mais ... Blog da UJS Ceara

Nenhum comentário: