5.6.08


4 DE JUNHO DE 2008 - 19h32

Ubes: o que muda no ensino médio com Sociologia e Filosofia?

Nesta segunda-feira (2), o Projeto de Lei que obriga todos os estados da federação a incluírem no currículo das escolas de ensino médio as disciplinas de Sociologia e Filosofia foi sancionado pelo vice-presidente, José Alencar, num ato com os movimentos sociais. O que deve ser discutido nas salas de aula para que possamos utilizar estas disciplinas como instrumentos poderosos da superação da alienação que persiste na educação? Que mudanças poderão acarretar na escola brasileira a inclusão destas disciplinas?


Por Ismael Cardoso*

A nova Lei, sem dúvida, representa grandes mudanças na educação pública. O ser humano se diferencia dos demais animais porquê não se adapta a natureza para construir a sua sobrevivência e satisfazer as suas necessidades. Ao contrário, o ser humano intervém na natureza para dela extrair a sua sobrevivência e a satisfação de todas as suas necessidades. A esta intervenção damos o nome de trabalho. Portanto, o que nos diferencia do outros animais é o trabalho, é ele que nos humaniza.

A divisão do trabalho numa sociedade capitalista é alienante, pois não permite ao ser humano identificar-se no processo produtivo sabendo qual é o seu papel na sociedade. Dizia Marx nos Manuscritos econômicos e filosóficos acerca do trabalho alienado:

“1) converte a natureza em algo alheio ao homem, 2) aliena o homem de si mesmo, de sua própria função ativa, de sua atividade vital, e também o aliena do gênero. Ele transforma a vida genérica em meio da vida individual. Em primeiro lugar, ele torna alienadas entre si a vida genérica e a vida individual, em segundo lugar transforma a segunda, de maneira abstrata, em finalidade da primeira, igualmente em sua forma abstrata e alienada.”

http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=38262

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