12.5.08

Se liga 16!: 19 estados receberam debates sobre a importância do voto na primeira fase da campanha

8 de maio de 2008
Se liga 16!: 19 estados receberam debates sobre a importância do voto na primeira fase da campanha

Durante meses de campanha, diretores da UBES promoveram debates sobre participação da juventude no processo eleitora. Em alguns estados, ônibus do Tribunal Regional Eleitoral emitiram títulos para estudantes

A Campanha Se Liga 16, lançada pela UBES em 5 de março deste ano, com o objetivo de estimular a participação política dos jovens por meio de seus votos, encerrou-se no último dia 7.

Foram mais de dois meses na estrada promovendo debates sobre a importância da participação política da juventude. Para os diretores da entidade, o fato de o estudantes terem a possibilidade de exercer o direito ao voto, dá a chance de que eles mudem sua realidade e definam os rumos da sociedade.

A iniciativa da UBES, criada juntamente com a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Secretaria Nacional de Juventude e Secretarias de Estado de Educação, além de passar por escolas de várias regiões do País, também levou a algumas instituições um ônibus do TRE para que os estudantes tivessem seus títulos eleitorais emitidos na hora.

Escolas de 19 estados fizeram parte dessa grande mobilização a favor da democracia: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Alagoas, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso Mdo Sul, Tocantins, Pará, Acre e Roraima.

No Paraná, alunos das cidades de Araponga, Curitiba e Campo Mourão participaram de debates e tiveram a oportunidade de tirar seus títulos eleitorais. Em Porto Alegre (RS), chegou a mil o número de títulos emitidos aos alunos durante a campanha.

Na capital São Paulo e na cidade de Marília, alunos do ensino médio receberam a Caravana da UBES/UPES para realizar seus debates e participar da campanha em prol do voto juvenil. As cidades de Belo Horizonte, Juíz de Fora e Montes Claros, em Minas Gerais, tiveram o Expresso da Cidadania e emitiram para seus jovens cerca de 30 mil títulos.

No Rio de Janeiro, a campanha atingiu estudantes e escolas de nove municípios e durante o ato foram emitidos cinco mil títulos eleitorais, num verdadeiro exercício de incentivo à cidadania.

Os debates promovidos durante o Se Liga 16, além de abordar a importância do voto do jovem de 16 e 17 anos, citou temas de interesse do jovem, como educação, renda, democracia e muitos temas relacionados ao jovem, mostrando o quanto é importante que eles exercitem seu poder de voto e participem ativamente das transformações da sociedade.

A primeira fase da campanha Se Liga 16 se encerra com uma festa nesta sexta-feira (9), no Piauí, em comemoração ao sucesso da iniciativa, que conseguiu atingir milhares de jovens por todo o País. Durante a festa, o TRE divulgará o número de jovens do Estado que tiraram o título.

Já faz 20 anos que o jovem a partir dos 16 anos pode exercer seu poder de voto e, assim, garantir os seus direitos. Essa vitória contou também com a luta da UBES, que sempre acreditou na democracia e no poder do estudante brasileiro.


Da Redação www.ubes.org.br

Nenhum comentário: