21.5.08

Estudantes protestam em defesa do Passe Livre em Curitiba

16 de maio de 2008
Estudantes protestam em defesa do Passe Livre em Curitiba

Em manifestação ocorrida nesta quinta-feira (15), um grupo de nove estudantes foi recebido por uma Comissão de secretários e o presidente da Empresa Metropolitana de Transporte Urbana da cidade

Cerca de 1500 estudantes ocuparam, pela terceira vez, as ruas de Curitiba em defesa do passe livre para estudantes no transporte público, nesta quinta-feira (15). Segundo os organizadores da passeata, jovens de escolas públicas e privadas se reuniram às 9h na Praça Santos Andrade e fizeram uma manifestação até à prefeitura da capital paranaense, chegaram ao local por volta das11h e discursaram em um carro de som.

Quando o grupo chegou em frente à prefeitura, as portas do prédio foram fechadas e dezenas guardas municipais faziam a segurança do local. O clima chegou a ficar tenso com a presença de policiais do batalhão de choque da polícia militar, os manifestantes ameaçaram ocupar o prédio da Prefeitura, mas se restringiram a protestar do lado de fora.

Depois do tumulto, uma comissão formada por nove representantes do movimento se reuniu com Rui Hara, secretário de governo da prefeitura, Paulo Schmidt, presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), e Fernando Ghignone, diretor de transportes da Urbs, para discutir as reivindicações. Foi agendada uma reunião para dia 11 de junho, com a Câmara Municipal para marcar uma audiência pública para debater o Passe Livre.

De acordo com o diretor de Políticas Institucionais, Thiago Mayworn, "foi uma vitória dos estudantes a construção de uma grande mobilização por uma bandeira histórica.

Curitiba é uma das únicas capitais do país que possui uma única política de transporte voltada para os estudantes e, mesmo assim é uma política excludente. Agora queremos uma audiência pública para que a sociedade curitibana debata a situação dos transportes na cidade e os caminhos para implantação do Passe Livre".

A prefeitura sugere que o passe escolar gratuito levaria a um aumento no preço da passagem dos demais usuários do sistema. "O dinheiro arrecadado com as multas pode ser revertido para cobrir o Passe Livre. Mas isso não precisa acontecer necessariamente. Em outras cidades, o passe livre foi adotado sem precisar de nenhuma medida para cobrir o valor", defende o diretor relações institucionais da União Paranaense dos Estudantes (UPE), Tiago Moreira.

Os integrantes UPE ao longo das últimas semanas realizaram uma série de manifestações pelas ruas de Curitiba em prol do Passe Livre. No início de abril, os estudantes promoveram uma manifestação que terminou em quebra-quebra, com a guarda municipal. Dois estudantes foram presos e um acabou hospitalizado. Os manifestantes também realizaram um protesto na Câmara de Vereadores com a mesma bandeira.


Da redação

Nenhum comentário: