4.4.08

OCLAE encerra Secretariado Geral em reunião com o Presidente Daniel Ortega

OCLAE encerra Secretariado Geral em reunião com o Presidente Daniel Ortega

A reunião do Secretariado Geral da Organização Continental Latino-americana e Caribenha de (OCLAE) que ocorreu entre os dias 26 e 29 de março na cidade de Manágua na Nicarágua, encerrou suas atividades em uma reunião com o presidente da Nicarágua Daniel Ortega.

Durante a reunião os dirigentes puderam expor para o presidente muitas de suas resoluções e temas discutidos durante os seus quatro dias de duração do encontro. Foi ressaltado, pelos dirigentes das 12 entidades dos 9 países presentes, o decreto da entidade do Ano de resgate da Memória Histórica do Movimento Estudantil, no ano de 2008, por entender a importância das diversas datas para os estudantes e para a juventude do nosso continente.

Estão entre elas os 40 anos da morte de Jose Rafael Varona (Fefel) mártir da OCLAE, após ter sido bombardeado por aviões da força aérea dos Estados Unidos, enquanto estava em visita de solidariedade ao Vietnam em 1967. A comemoração dos 80 anos do natalício do Guerrilheiro Heróico Ernesto Che Guevara no dia 14 de junho. O aniversário de 60 anos do Bogotazo em 9 de abril, grande ato insurrecional da história do povo latino- americano e que foi a primeira tentativa dos estudantes do nosso continente em realizar um congresso com o objetivo de debater e unir os estudantes em bandeiras antiimperialistas presentes no continente, como por exemplo, a devolução por parte dos Estados Unidos, do Canal do Panamá, pela democracia na República Dominicana, pelo fim das colônias na América Latina ainda presentes até o momento, pela devolução das Malvinas a Argentina e contra os avanços das políticas imperialistas e neoliberais no continente.

Nenhum comentário: