5.4.08

Em ato multipartidário UNE e UBES recebem apoio de parlamentares para reconstrução da sede

4 de abril de 2008

Em ato multipartidário UNE e UBES recebem apoio de parlamentares para reconstrução da sede

O objetivo é dar início à construção do prédio de 13 andares arquitetado por Oscar Niemeyer
O ato, pela reconstrução da sede da UNE e da UBES realizado nesta quinta-feira (3), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília, reuniu parlamentares de diversos partidos que reafirmaram seu apoio à luta dos estudantes pela volta para casa.

Estiveram presentes os deputados federais Carlos Abicalil (PT-MT), Chico Lopes (PCdoB-CE), Lidia da Mata (PSB-BA), Daniel Almeida (PCdoB-BA), Eduardo Valverde (PT-RO), Décio Lima (PT-SC), Valadares Filho (PSC-RJ), Felipe Pereira (PSC-RJ), Paulo Henrique Lustosa (PMDB-CE), Alice Portugal (PCdoB-BA), Jô Moraes (PCdoB-MG), Nelson Pelegrino (PT-BA), Ivan Valente (PSOL-SP), Vanessa Grazziotim (PCdoB-AM), Julio Delgado (PSB-MG), Jackson Barreto (PMDB-SE), Osmar Junior (PCdoB-PI) e Aldo Rebelo (PCdoB-SP). Todos reafirmaram a importância das entidades que foram citadas como instrumentos fundamentais na construção e consolidação da democracia no Brasil.

"Aquele espaço é marcado por uma história de luta e resistência dos estudantes contra a ditadura militar. É símbolo de democracia e por isso queremos que o mesmo Estado que, num período de exceção democrática, incendiou e demoliu a sede das entidades, a reconstrua", disse a diretora de Relações Institucionais da UNE, Márvia Scardua.

O objetivo do ato é dar início à construção do prédio de 13 andares arquitetado por Oscar Niemeyer. Para isso, além de buscar apoio de líderes políticos e personalidades importantes de setores como cultura e educação, as entidades entregarão uma carta ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que terá anexada uma lista com as assinaturas recolhidas no período de campanha pela reconstrução.

A UNE e a UBES já conseguiram 340 assinaturas de deputados e 48 de senadores de diversos partidos.

Volta pra casaAs entidades recuperaram recentemente o terreno onde funcionou sua antiga sede, na Praia do Flamengo, 132, no Rio de Janeiro, ocupando o lugar após uma grande passeata realizada em 1º de fevereiro deste ano. Os estudantes se mantiveram acampados ali e, posteriormente, venceram na Justiça a disputa contra um estacionamento ilegal que havia se apoderado do local.

Nenhum comentário: