29.3.08

Dias de luta dia de Edson Luiz

Dias de luta

Nessa sexta-feira, todo o movimento estudantil presta homenagem à memória do estudante Edson Luiz. Há 40 anos, Edson Luiz foi morto pela repressão do regime militar e entrou para a história como um símbolo da luta dos estudantes naquele sombrio 1968, o ano do AI-5

Em várias cidades do país, a UNE realiza sua jornada por mais investimentos na educação pública, que incluem programas de financiamento ao aluno e incentivo aos professores, entre outros. Como pano de fundo, todo o espírito por democratização daqueles tempos, personificado na figura de Edson Luiz.

Apesar das várias conquistas ao longo desses 40 anos, muito da força conservadora do regime militar ainda resiste, principalmente nas políticas públicas para a juventude. O preconceito, aliado ao descaso, culminam em direcionamentos excludentes e tiram do jovem o poder de mobilização, seja por meio de repressão ou na criação de uma descrença moral generalizada.

Se liga, 16! - Falando em conquistas, volta à pauta nesse 2008 eleitoral a conscientização do voto aos 16 e 17 anos. Artigo (só para assinantes) do escritor e juiz de direito Régis Bonvicino na Folha tocou no tema na última quinta, ressaltando a importância do voto desse eleitorado.

O voto facultativo para jovens de 16 foi uma das principais vitórias no processo de abertura democrática e fruto da luta de diversas entidades estudantis, em especial da União da Juventude Socialista (UJS). Neste ano, inclusive, a UBES comanda a campanha Se Liga, 16!, realizando palestras de conscientização por todo o Brasil.

São as vitórias de ontem oxigenando os dias de luta do movimento estudantil de hoje.

Blog do Petta http://blogdopetta.blig.ig.com.br/

Nenhum comentário: