26.3.08

Conferência Nacional de Juventude já mobilizou quase 260 mil pessoas



Conferência Nacional de Juventude já mobilizou quase 260 mil pessoas


Lançada oficialmente em setembro de 2007, a 1a Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude está ganhando a participação de cada vez mais jovens brasileiros. Segundo dados da Secretaria Nacional de Juventude, já foram realizadas 1152 conferências em mais de 745 municípios em todo o país, totalizando 258 mil pessoas envolvidas.


Deste total, o maior número registrado foi de conferências municipais, com 461 preparatórias e 284 eletivas realizadas. Estas últimas diferem das primeiras por terem a prerrogativa de escolher delegados à etapa nacional pelo fato de possuírem órgãos de juventude, como secretarias, coordenações, assessorias ou conselhos. Por elas passaram 80 mil pessoas.


Um dos destaques da Conferência no envolvimento da juventude têm sido as conferências livres. Esta modalidade inova nas formas de participação pelo fato de poder ser organizada por qualquer entidade ou instituição. Em quatro meses os 401 eventos deste tipo mobilizaram 70 mil pessoas e envolveram 350 organizações. Os principais promotores foram os movimentos sociais e as ONGs, seguidos dos mandatos parlamentares e programas de governo.


Nenhum comentário: