13.2.08

O Conselho Geral da FMJD se reune para definir agenda de atividade

O conselho Geral da FMJD se reuniu para definir agenda de atividades

Nos dias 01, 02 e 03 de fevereiro aconteceu a Reunião do Conselho Geral da Federação Mundial das Juventudes Democráticas (FMJD), em Lisboa. A União da Juventude Socialista ocupa a vice-presidência para a América Latina na federação e o encontro contou com a presença do presidente da UJS , Marcelo Gavião, e envolveu discussões fundamentais da juventude democrática sobre as campanhas, agenda e atividades para o próximo ano.

A principal ação política será a realização de uma campanha chamada “Nós lutamos por ti: educação pública, gratuita e de qualidade” e dará a oportunidade para que as organizações desenvolvam bandeiras de lutas conectadas com as pautas locais promovendo maior interação com as organizações

estudantis. Também no próximo semestre será realizada, na Venezuela, a primeira Reunião Internacional Preparatória para o XVII Festival Mundial das Juventudes e dos Estudantes (FMJE).

A Bielo-Rússia foi o local unanimemente escolhido como sede para o próximo FMJE o que “apresentou grande destaque tendo em vista que o país é um símbolo de resistência do continente europeu”, afirma Gavião.

O documento político da reunião foi aprovado quase na íntegra, tendo sido pedido somente um maior destaque na situação da América Latina e mais atenção ao atual momento do desenvolvimento capitalista.

Foram definidas, também, algumas alterações no secretariado da Federação. Miguel Madeira deixou o cargo da presidência da FMJD para assumir a direção do Partido Comunista Português e no seu lugar fica o jovem Tiago. A UJC de Cuba também realizou uma alteração colocando o jovem Jesus como secretário geral da FMJD.

Aproveitando a realização do Encontro Mundial da Paz em Caracas, em abril acontecerá o encontro regional que tratará sobre uma maior participação da América Latina em algumas atividades como, por exemplo, o Fórum Social das Américas (em outubro na Guatemala) e o Fórum Social Mundial (no Brasil em janeiro de 2009).

Já o mês de maio será marcado por um seminário sobre a realidade latino americana. O encontro acontecerá dos dias 26 a 28 de maio no Brasil com o objetivo de apresentar o processo de luta em curso na região e conta com a parceria da UJS, CEMJ, ( Centro de Estudos e Memória da Juventude) e CEBRAPAZ (Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz).

Nos quatro dias consecutivos acontece o Congresso Nacional da União da Juventude Socialista .



www.ujs.org.br

Nenhum comentário: