23.2.08

MEC quer Mudar regras de concessão do FIES

MEC quer Mudar regras de concessão do FIES

O Programa de Financiamento Estudantil – FIES é destinado a financiar a graduação no Ensino Superior de estudantes que não têm condições de arcar com os custos de sua formação. É necessário que a instituição seja cadastrada no programa e tenha obtido avaliação positiva do MEC e somente alunos regularmente matriculados em faculdades não gratuitas podem tentar o benefício.

Os alunos que possuem interesse em participar devem apresentar à instituição uma série de documentos e comprovantes para mostrar que não haveria outra possibilidade de concluir o curso sem o financiamento, que é vinculado à Caixa Econômica Federal.

Porém de acordo com o Ministro Fernando Haddad, em entrevista concedida à Folha Online em 13 de fevereiro, o MEC pretende mudar os critérios da concessão, e cursos que levem às carreiras consideradas saturadas no mercado não serão beneficiados.

De acordo com o site da Caixa Econômica, os critérios de seleção são "impessoais e objetivos e têm como premissa atender à população com efetividade, destinando e distribuindo os recursos de forma justa e igualitária, garantindo a prioridade no atendimento aos estudantes de situação econômica menos privilegiada".

O questionamento veio através do membro da executiva nacional da UJS e ex-presidente da UNE, Gustavo Petta, em que ele pergunta: "Quais serão os critérios para estabelecer quais as carreiras 'saturadas'?".

Para o ex-presidente seria mais efetivo um aumento na verba destinada à educação, o que facilitaria a democratização do ensino superior, em vez de tentar quantificar os cursos e os estudantes no mercado de trabalho.



Confira matéria completa www.ujs.org.br

Nenhum comentário: