21.1.08

Os trabalhadores mais uma vez vão pagar a conta



Os trabalhadores mais uma vez vão pagar a conta

Por Administrador
28 de dezembro de 2006

As decisões absurdas de alguns, sempre discutidas e tratadas a sete chaves, mais uma vez vai penalizar o trabalhador(a) no município de Chapecó. Por que aumentar novamente a tarifa do transporte coletivo? Quais os critérios utilizados? Por que os usuários não podem ser ouvidos? São tantas as perguntas e que ao longo da história ficam sem resposta, sobrando duas opções: pagar o aumento ou fazer o trajeto com as próprias pernas.


Em se tratando de aumento na tarifa do sistema de transporte coletivo no município de Chapecó é preciso levantar alguns dados para podermos tentar entender tantos desmandos. Vejamos, só nos últimos dois anos o percentual de aumento já atingiu os 33,33 %, índice que superou e muito o da inflação responsável pela correção salarial. Como vereador preocupado com as questões sociais sinto a necessidade de manifestar minha indignação e repudiar esta proposta de aumentar novamente a tarifa.Se houve aumento nos custos de operacionalização do sistema, que mostrem as planilhas, pois precisamos saber o que pode justificar um pedido de reajuste de mais 17,65% , se o prefeito aceitar este índice os valores passarão de R$ 1,70 para R$ 2,00 pagos diretamente ao cobrador na catraca. Se somarmos os índices de inflação do ano de 2005 que ficou em torno de 5,1% e em 2006 que acena para fechar em torno de 3,2% poderemos constatar que os aumentos no transporte coletivo em Chapecó fixam-se muito acima dos índices inflacionários. Além do mais, todos sabem que é muito fácil propor aumentos na tarifa de forma absurda como este de 17,65% que somado aos 33,33% anteriores atingirá a um teto de 56,86% de aumento acumulado na tarifa em nossa cidade em apenas dois anos. No mesmo período a inflação acumulada foi de apenas 8,46% ou seja o aumento em dois anos ficaria 48,4% acima da inflação.


Um verdadeiro desrespeito com os usuários que na sua maioria formam a grande base da mão-de-obra prestadora de serviços de Chapecó.Os usuários do transporte formam uma grande massa de assalariados que lutam para sobreviver, que precisam se submeter na maioria das vezes a imposições de aumentos abusivos. Não tendo nem mesmo a oportunidade de opinar e decidir junto as empresas e ao governo municipal valores mais acessíveis e condizentes com a realidade local, vão levando sua vida do jeito que dá e é triste mas temos que dizer para muitos as vezes não sobra nem para fazer um almoço no dia de natal.


Outro ponto a ser levantado é sobre o Projeto nº 30/06 de minha autoria que tinha como proposta formar um Conselho Municipal com a participação de entidades representativas de todos os setores organizados em nossa cidade, com a finalidade de discutir e propor melhorias no Transporte Coletivo em Chapecó, mas por ordem das empresas que prestam o serviço, a maioria dos vereadores votou contra o projeto, eles preferem jogar contra os interesses da população mais necessitada. Nosso projeto tinha como finalidade única, possibilitar aos trabalhadores e usuários o direito de discutir de forma democrática com às empresas e o governo municipal os valores das tarifas e do sistema de Transporte Coletivo como um todo. Com mais esta proposta de aumento, é possível compreender o porque se reprovou o projeto, ou seja, dar continuidade ao sistema de imposições e exploração absurda dos trabalhadores e usuários em geral.CESAR ANTONIO VALDUGA – Vereador do PC do B


Última Atualização ( 28 de dezembro de 2006 )


Nenhum comentário: