3.12.07

Ismael Cardoso é O Candidato a Presidente da UBES!



Ismael Cardoso é O Candidato a Presidente da UBES!


Em clima de grande unidade, a Coordenação Nacional do Movimento “Todo Mundo Pra Rua Aumentar o Som “ aprovou ontem (27) de novembro, em São Paulo , o nome do nosso candidato a presidente da UBES. A decisão foi tomada após um intenso e caloroso debate acerca da conjuntura do país, da educação e do movimento estudantil secundarista.


Ismael Cardoso, 21 anos, é carioca, atual tesoureiro-geral da UBES. Começou sua militância no Rio, aos 16 anos, no primeiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Visconde de Cairu. Sua liderança destacou-se nas mobilizações da escola pelo passe livre, um direito que apenas os estudantes cariocas conquistaram e que sempre esteve ameaçado em função do lobby das empresas de transporte na cidade.


Como resultado das mobilizações, Ismael foi eleito para diretor de políticas educacionais da Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas do Rio de Janeiro (AMES) em 2003, tendo assumido a coordenação geral da entidade em 2004.
Sua gestão na AMES destacou-se pela habilidade política em recompor o movimento estudantil secundarista, que no período sofria grave fragmentação, e por reconstruir grêmios importantes no Rio. As mobilizações que davam continuidade à defesa do passe livre também marcaram a gestão da entidade e recolocaram a Ames no cenário político da cidade. Ismael permaneceu na entidade até o 36º Congresso da UBES, em 2005, quando foi eleito para compor a diretoria da UBES.


Mudou-se para São Paulo com 19 anos, cumprindo a tarefa de diretor de políticas educacionais. Um ano depois, assumiu a tesouraria-geral da entidade, demonstrando uma enorme responsabilidade e maturidade no movimento estudantil. “Foi uma gestão que conseguiu cumprir um papel fundamental pela unidade na luta pelo passe livre. Hoje quem fala em nome dessa importante bandeira no país, não há dúvidas, é a entidade máxima de representação dos estudantes secundaristas, a Ubes. Por outro lado, ainda há muito que se fazer no sentido de reorganizar o movimento e fortalecer as entidades que já existem”, disse.


Ele também destaca que as condições de luta para os estudantes melhoraram muito com o governo Lula e que, por isso, a entidade deve avançar mais na luta histórica por uma reforma geral da educação.


“As condições oferecidas com o governo Lula para que se tenha uma educação a serviço do desenvolvimento nacional são incomparavelmente muito melhores daquelas que tínhamos durante o governo FHC. Por isso, nestes próximos anos, a gestão dos 60 anos da Ubes deverá intensificar essa luta e buscar recolocar a educação básica como fator estratégico para o desenvolvimento de que o país precisa”, argumentou.


Reta Final
Agora o movimento se prepara para a etapa final e nacional do congresso. Cerca de mil delegados foram eleitos nas etapas estaduais. São esperados, ao todo, dois mil estudantes em Goiânia.
Segundo o atual presidente da Ubes, Thiago Franco, a qualidade da educação básica deverá ser um dos principais temas do 37º Congresso.
O problema da qualidade da educação apareceu com força em todos os debates das etapas estaduais e parece ser a bola da vez na luta do movimento estudantil secundarista. O congresso deve aprovar uma grande campanha por mais qualidade de ensino na educação. Não se pode falar em programa de aceleração do crescimento sem falar das condições educacionais dramáticas do país”, destacou.

Nenhum comentário: