10.9.07

UJS Chapecó participa do curso de formação estadual/SC




UJS Santa CatarinaEntre os dias 03 e 05 de agosto a militância da UJS em Santa Catarinaesteve presente na Escola Sul da CUT em Florianópolis para o Curso deFormação. Participaram do evento secundaristas, universitários einteressados em conhecer melhor a Juventude do Araguaia.


Foram tratados muitos temas relevantes para o fortalecimento deconsciência política da militância, como as transformações na AméricaLatina, a luta em coletividade, a importância do protagonismo da UJS nos movimentos sociais assim como já é no movimento estudantil, paraa construção do socialismo com a nossa cara, já publicado no manifestoda UJS em 1999: "Não queremos fórmulas. Nosso socialismo seráverde-amarelo, tocará viola, dançará samba e rock. Fará carnaval ejogará futebol. Será construído a partir da nossa realidade e caminhosque descortinaremos. Beberá da experiência da história de luta donosso povo", (Manifesto Socialismo Com a Nossa Cara/1999).


Para Diogo Roesler, acadêmico de direito no campus da Univille em SãoBento do Sul, "Esse foi o melhor curso que eu já participei na minhavida de militante, e o melhor é que nos debates, tivemos a chance dedebater e falar o que pensamos dos temas relacionados no curso",afirmou.O curso contou com palestrantes muito bem preparados, como Mateus deCastro, Divo Gisoni Secretário de Organização do PCdoB-SC, VolneiRosalen Coordenador de Juventude e Secretário de Formação do PCdoB-SC,Ângela Albino vereadora em Florianópolis pelo PCdoB e Nésio Fernandez,acadêmico de medicina em CUBA.A peculiaridade deste curso foi a palestra do acadêmico demedicina em Havana-Cuba, Nésio Fernandez, sobre a Revolução Cubana, ORelacionamento entre os Cubanos e Fidel Castro, Participação Popularno Regime Socialista e respondeu dúvidas de todos os presentes.


Para palestra do Nésio foi muito produtiva. Penso que "abriu" a cabeça de muitas pessoas para o verdadeiro objetivo e sentido da sigla UJS...principalmente da letra "S". Que em um país onde se tem a igualdade, como em Cuba, as pessoas podem viver em condições mais humanas, igualitariamente.


Vendo essas condições que ele falava, em relação de salários que eles recebem, e tudo o que as pessoas podem comprar sendo ricos ou pobres, me deu mais vontade de lutar pra que isso possa realmente vir a acontecer na nossa realidade", pontuou. No domingo foi realizada a plenária Final que aprovou a Jornada de Lutas da UNE e Ubes, organização da mobilização estadual para a posse política da diretoria da UCE na assembléia Legislativa em Florianópolis no dia 03 de setembro, reafirmação do comprometimento na luta pela reforma universitária, democratização da mídia, reestatização da Vale do Rio Doce, por uma nova política econômica no Brasil e pelo Fora Meireles, a defesa da bendeira do passe-livre nos municípios, pressionar o governo estadual sobre os repasses da bolsa do art. 170 em atraso, regulamentação do art. 171 e pelo empenho nas lutas em eleições de DCE\'s no segundo semestre. A qualidade dos palestrantes e dos debates foi tão empolgante que resultou em várias novas filiações à UJS.


Os novos militantes retornaram para seus municípios muito empolgados para colocarem em prática o que aprenderam no curso. E no finzinho da plenária todos gritaram a palavra de ordem mais conhecida da UJS:


"TARDA! TARDA! TARDA MAS NÃO FALAHA, AQUI ESTÁ PRESENTE A JUVENTUDE DO ARAGUAIA! U-J-S, U-J-S, U-J-S". Contribuição: Thaís Ramos Escrito por Vander às 17h14


Josiane dos Santos, ecóloga e militante na Unidavi em Rio do Sul, "Apalestra do Nésio foi muito produtiva. Penso que "abriu" a cabeça demuitas pessoas para o verdadeiro objetivo e sentido da sigla UJS...principalmente da letra "S". Que em um país onde se tem a igualdade,como em Cuba, as pessoas podem viver em condições mais humanas,igualitariamente. Vendo essas condições que ele falava, em relação desalários que eles recebem, e tudo o que as pessoas podem comprar sendoricos ou pobres, me deu mais vontade de lutar pra que isso possarealmente vir a acontecer na nossa realidade", pontuou.No domingo foi realizada a plenária Final que aprovou a Jornada deLutas da UNE e Ubes, organização da mobilização estadual para a possepolítica da diretoria da UCE na assembléia Legislativa emFlorianópolis no dia 03 de setembro, reafirmação do comprometimento naluta pela reforma universitária, democratização da mídia,reestatização da Vale do Rio Doce, por uma nova política econômica noBrasil e pelo Fora Meireles, a defesa da bendeira do passe-livre nosmunicípios, pressionar o governo estadual sobre os repasses da bolsado art. 170 em atraso, regulamentação do art. 171 e pelo empenho naslutas em eleições de DCE's no segundo semestre.A qualidade dos palestrantes e dos debates foi tão empolgante queresultou em várias novas filiações à UJS. Os novos militantesretornaram para seus municípios muito empolgados para colocarem emprática o que aprenderam no curso.


E no finzinho da plenária todos gritaram a palavra de ordem mais conhecida da UJS:"TARDA! TARDA! TARDA MAS NÃO FALAHA, AQUI ESTÁ PRESENTE A JUVENTUDE DOARAGUAIA! U-J-S, U-J-S, U-J-S".


Contribuição: Thaís Ramos

Nenhum comentário: