9.11.09

DCE Unochapecó elege nova direção


No dia 05 de Novembro foi eleita a nova direção do DCE da Unochapecó com 1948 estudantes participando do processo eleitoral. A Chapa 2 “Acorda DCE” foi eleita com 1271 votos, o que equivale a 67% dos votantes. “Essa vitória não é apenas da chapa nem do coletivo do movimento estudantil ao qual pertencemos, mas de todos os estudantes da Unochapecó”, declara a presidente eleita Débora Diana da Rosa, acadêmica do 8º período de Psicologia. Essa é a segunda vez na história do DCE da Unochapecó que uma mulher vai dirigir a entidade.

A Chapa 2, “Acorda DCE!”, foi organizada por estudantes de vários cursos da Universidade, descontentes com a situação atual da entidade, apática e distante dos interesses da categoria discente.

A presidente eleita ressalta que as principais bandeiras do movimento estudantil precisam ser resgatadas. “Precisamos fortalecer a participação dos estudantes no movimento estudantil, lutar por um transporte público de qualidade, contra reajustes abusivos das mensalidades e pelo fortalecimento do tripé ensino-pesquisa-extensão na Unochapecó”, destaca Débora.

A solenidade de posse da nova direção do DCE ocorrerá nessa segunda-feira, dia 09 de novembro, as 20:30h na sede da Entidade.

5 comentários:

Paula Flores ( pedagogia) disse...

"lutar por um transporte público de qualidade, contra reajustes abusivos das mensalidades", destaca Débora.
É INACREDITÁVEL COMO DEPOIS DE ELEITOS O DISCURSO MUDA. EM TODA A CAMPANHA PREGOU-SE UM TRANSPORTE MENOS LOTADO E EVIDENCIOU-SE O REAJUSTE ZERO DE MENSALIDADES. BASTA ESTAR NO PODER PARA VER QUE AS COISAS NÃO SÃO BEM ASSIM. AS PROMESSAS DE CAMPANHA ESTÃO MUITO BEM DOCUMENTADAS E SERÃO LEMBRADAS PELOS ACADEMICOS E AGORA O DISCURSO MUDA? ONDE FICA A ÉTICA E A MORAL?
SINTO-ME ENVERGONHADA EM TER ASSINALADO CHAPA 2 NO DIA 5

Anônimo disse...

Felipe Cunha ( Eng.Civil)

Realmente sou obrigado a concordar mais uma vez a UJS enganou a comunidade acadêmica, infelizmente masé verdade. acredito que se os alunos não fizerem realmente um movimento que defenda realmente os estudantes e não um partido político a história não mudará.

DCE+ UJS= Vergonhaa

Dérique disse...

Olá

Quero ver voces participando das mobilizações por um transporte publico de qualidade e contra o reajuste dos mesmos....

Quero ver a participação de voces nas mobilizações .....Importante a ciritca de voces mas espero que ela não fique só na critica,e sim parta para a pratica .......

O DCE é dos estudantes .........

Dérique disse...

Só uma pergunta ....o DCE como tava antes tava bom ?

maxemino - psicologia disse...

Ola colegas de sombras
Gostaria de deixar um grande abraço a todos os acadêmicos que não usam mascaras para defender seus direitos em quanto acadêmicos, e outro para aqueles usuários da construção de conhecimento, que acreditam que a universidade é uma obrigatoriedade do sistema em que vivemos.
Felizmente temos a oportunidade de estarmos inseridos nesse sistema, não é? Que bom que toda a população tem direito a políticas publicas de qualidade, que maravilha, eu idolatro essas pessoas que estão no sistema, e sabem como? Fazendo parte da massa de pessoas com oportunidades de estarem em um curso superior, futuros gestores e formadores de opinião, que se ausentam quanto às responsabilidades que os mesmos deveriam criar e colocar em pratica nesse espaço que é a vida acadêmica. Olha que engraçado. Eu não sabia que aqui temos voz para lutar contra redução da mensalidade, contra a super lotação dos ônibus, manutenção dos percentuais de bolsa de estudo, mobilizações de inúmeras campanhas relacionadas a direitos humanos, entre tantos outros direitos que têm em quanto estudante? Não só. Achei que tudo isso viesse de cima para baixo. Pois é, e vem!!! Sabe por quê? Porque quando somos chamados a estar presentes a reuniões, encontros, mobilizações, para entender como funciona o sistema dentro da universidade, e nos fortalecer dentro da própria sociedade que estamos inseridos, nos ausentamos. Sei que é difícil estar presentes nesses chamamentos, pois pagamos uma nota preta para perdermos 30 min de aula, ou porque será caro pegar dois ou quatro lotações e incomodo por causa da quantidade de gente que eles carregam, ou talvez porque o sistema me favoreça, não sei, eu tenho bolsa. Por vou me preocupar com essas questões. Verdade, eu concordo com essa idéia. Não me preocupo com ônibus, tenho meu caro, a gasolina é barata. Tenho bolsa, minha família me sustenta. Porque vou me preocupar com questões sociais. EU estou estudando... Gente, quando alguém assume um compromisso para nos representar em quanto sociedade, ou grupo dentro dessa sociedade, essa mesma pessoa não vai fazer revolução da noite pro dia, principalmente se o sistema já se arrasta em decadência há muito tempo. Podemos ate dizer que existe uma formula? Não, porque formula expressa inflexibilidade, e nós em quanto indivíduo que formamos uma sociedade precisamos de abertura para novas idéias. Podemos dizer então que é como uma receita de bolo? Sim. Podemos sim comparar como uma receita de bolo, lembrando que o fermento dessa receita somos nós. Os nossos representantes é o que complementa essa receita, sem os agentes impulsionadores, nosso bolo não passara de uma massa desmaiada. Seja um participativo, entenda o sistema. Quem sabe assim juntos, dividindo as responsabilidades, lutando junto, podemos mudar muitas coisas. Não tenha medo de ser chamado de anarquista. Gente, eu sei que todos vocês sabiam disso, ou, tem consciência disso. Mas eu não sabia. Desculpem a minha ausência no sistema.

max - psicologia